
Dias após ser condenado por racismo em uma ação movida por Thelma Assis, Rodrigo Branco voltou a se pronunciar sobre o caso.
Em um vídeo publicado nas redes sociais na última segunda-feira (22), o empresário afirmou que não pretende recorrer da decisão da Justiça, revelou que já realizou o pagamento da indenização por danos morais fixada em mais de 76 mil reais e voltou a pedir desculpas pelas declarações feitas em 2020.
Logo no início, Rodrigo diz que espera que sua experiência sirva de exemplo. “Eu quero, primeiro de tudo, que esse episódio sirva de exemplo na luta contra o racismo”. “Assumir a responsabilidade é parte do aprendizado”, acrescentou.
O empresário também reconheceu que parte do público pode não acreditar em seu arrependimento, mas afirmou que nunca tentou esconder o episódio.
“Minha vida sempre continuou sendo pública. Moro na mesma casa há 8 anos, todo mundo que me segue sabe onde eu trabalho […] Nunca desapareci, nunca tentei fugir das consequências”, disse.
A declaração, porém, contrasta com informações apresentadas durante o processo. Segundo Thelma, Rodrigo não foi localizado pela Justiça brasileira durante a tramitação da ação e acabou sendo intimado por edital, sem apresentar defesa ou qualquer manifestação formal ao longo do caso.
Ainda na publicação, o condenado afirmou que foi confrontado por amigos próximos após a repercussão das falas racistas e que essas conversas contribuíram para uma mudança de postura ao longo dos últimos anos.
Na parte final da gravação, ele direcionou um pedido de desculpas nominal a pessoas afetadas por suas declarações, entre elas a médica e campeã do BBB 20, a jornalista Maju Coutinho e a influenciadora Jude Paulla.
O post recebeu apoio de diversas personalidades. Entre os comentários, Xuxa Meneghel destacou a importância de reconhecer erros e aprender com eles.
“Ro, achei de muita coragem e valia o que você fez. Errei muito e estamos aqui para aprender e tentar errar menos”, escreveu.
Deborah Secco também saiu em defesa do empresário.
“Pessoas não são descartáveis… A gente erra, aprende, se responsabiliza pelos nossos erros e faz diferente. Te amo e amo acompanhar sua evolução”, comentou a atriz.
Já Astrid Fontenelle afirmou acreditar na mudança de postura de Rodrigo e reforçou a importância do combate ao racismo.
“Sou das que te falou que errou. E acredito que agora você está pronto para vir para essa luta antirracista. […] E somos nós, brancos e brancas, que temos que ir à luta por eles”, escreveu.
Além delas, o post recebeu apoio de diversas personalidades: Gominho, Luciana Gimenez, Simone Mendes, Fabiana Karla, Adriane Galisteu, Lívia Andrade, Gkay e mais deixaram mensagens de apoio ao empresário que leva famosos à Disney.
O caso teve início em 2020, durante a participação de Assis no BBB 20. Em uma transmissão ao vivo no Instagram, Branco declarou que “torcer para Thelma é racismo” e que a médica recebia apoio do público “apenas porque ela é negra, coitada”. Ainda durante a live, o empresário também citou a jornalista Maju Coutinho para sustentar a alegação de que mulheres negras alcançariam posições de destaque unicamente por serem negras.
Procurada pelo Papelpop após o vídeo, a equipe de Thelma respondeu: “Nós não vamos comentar sobre o assunto”.
O post Rodrigo Branco recebe apoio de Xuxa e mais famosos em vídeo de desculpas após condenação por fala racista para Thelminha apareceu primeiro em PAPELPOP.
Fonte: www.papelpop.com


