Uma operação conjunta da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ), deflagrada por policiais civis da 38ª Delegacia de Polícia, com apoio de agentes do 16º Batalhão da Polícia Militar, resultou na recuperação de seis veículos roubados e na prisão de suspeitos envolvidos com o tráfico de drogas e outros crimes. Na ação, que ocorreu nessa quinta-feira (22/1), houve perseguição policial, que terminou após uma batida entre dois carros.
A coluna teve acesso a um vídeo que mostra a abordagem. No registro, feito por câmeras de monitoramento, é possível ver quando o carro dos criminosos é cercado após bater de frente com outro veículo. A ação foi realizada no complexo de comunidades do Quitungo.
Após a colisão, os policiais prenderam em flagrante Jonatan Ribeiro da Silva, conhecido como “21”, de 19 anos, que havia acabado de roubar o automóvel e tentava escapar da ação policial.
Com ele, foi apreendida uma pistola calibre 9 mm, municiada e pronta para disparo, utilizada no roubo do veículo ocorrido minutos antes no bairro de Cordovil.
Conforme registros policiais, Jonatan havia sido preso pela última vez em 2024 e colocado em liberdade em 2025.
Contra o suspeito também constava um mandado de prisão preventiva em aberto pelo crime de associação para o tráfico de drogas, expedido pela 2ª Vara Criminal de Teresópolis.
Tráfico e corrupção
Durante a operação, que integrou a Operação Torniquete, policiais prenderam em flagrante Maria Eduarda Silva de Oliveira, de 19 anos, pelos crimes de associação para o tráfico de drogas e corrupção de menores.
Uma adolescente de 15 anos foi apreendida por ato infracional análogo aos crimes de associação para o tráfico e corrupção ativa. As duas foram detidas enquanto fotografavam as equipes policiais e repassavam, em tempo real, informações sobre a movimentação dos agentes a traficantes da comunidade.
Ainda durante a abordagem, a adolescente tentou oferecer dinheiro aos policiais civis para evitar a condução à delegacia, momento em que foi formalizada a apreensão pelo ato infracional análogo ao crime de corrupção ativa.
Todos os envolvidos foram encaminhados à 38ª DP, onde as ocorrências foram registradas e as providências legais adotadas.







